terça-feira, 2 de novembro de 2010

Artes Plásticas: BLU

Outrora marginalizado, hoje o Grafite é considerado como uma das maiores artes urbanas. Sendo explorado por vanguardas artísticas na Europa e incorporado pelo Hip Hop como um dos cinco pilares culturais do movimento, atualmente ele não pode ser esquecido como um dos maiores veículos de produção nas artes plásticas. Mas o Grafite é mais antigo que isso. Esse tipo de arte, apesar de ter se tornado muito conhecida recentemente aqui pelo Brasil, é fruto do movimento contracultural da década de 60, e tem se desenvolvido principalmente pela Europa durante esses anos, e tendo como marcos as intervenções no Muro de Berlim, nos prédios antigos de Manhattan e prédios na Lapa, aqui no Brasil.

26508blu

Um dos grandes expoentes atuais do Grafite intervencional é o BLU, de Berlim, Alemanha. Sua marca é usar uma grande quantidade de pequenos indivíduos para criar pedaços do corpo humano ou um corpo humano inteiro. Ele costuma usar a máxima da intervenção urbana, na qual ele procura lugares em que as pessoas costumam passar sem perceber (geralmente paredes de prédios antigos no subúrbio) e tenta modificá-los com elementos surreais.

Pra quem curte Grafite Artístico, deixo o site dele e mais uma imagem:

blu_page5

ATUALIZADO:

O Renato (@holokinesis), depois de ver essa postagem, me enviou um vídeo animado pelo BLU, e que também traz todas as premissas artísticas dele que é interessantíssimo e eu recomendo também.

Como eu não consigo colocar o embed do Vimeo aqui, fica o link.

Um comentário:

  1. Ainda não vi o vídeo, mas pelas fotos, parecem bem legais. Mas andei pensando sobre grafite, os que vi. Sinceramente, acho que em alguns ambientes urbanos eles poluem bastante. Sei que esse é o contexto dele, mas não acho q fique sempre legal...

    ResponderExcluir