quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Música: Esperanza Spalding – Chamber Music Society

O Jazz é um estilo um tanto estigmatizado. Quase todos têm um formato específico na cabeça quando ouvem sobre ele, seja o Smooth tocado nos bares enquanto você janta, ou o Bebop violento que toca enquanto todos estão fumando e bebendo whisky. Nesse cenário surge Esperanza Spalding, que vem quebrando paradigmas antigos em relação a esses pré-conceitos sobre um dos estilos musicais mais diversificados e ricos que existem no mundo.

Esperanza Spalding é uma vocalista e contrabaixista de Jazz de apenas 26 anos, mas já tem o respeito de muitos jazzistas antigos. Já tendo tocado com inúmeros expoentes, como Pat Metheny, Joe Lovano e Michel Camilo, começou a lançar álbuns com composições e arranjos próprios em 2006, lançando o CD “Junjo” e também lançou o “Esperanza” em 2008, que foi muito bem de vendas e a consolidou como artista internacional.

COVER

Em agosto desse ano, ela lançou um novo álbum, chamado “Chamber Music Society”. Enquanto o álbum “Junjo” foi um álbum com um pouco mais de contemporaneidade, vocalizes fazendo melodias principais, composições sensacionais, e o “Esperanza” foi um álbum mais pop, tendo mais músicas não só instrumentais e linhas de baixo dançantes, o disco novo é surpreendentemente diferente dos antecessores.

O nome do CD se refere ao grupo de cordas que a acompanha, o que acaba dando um deixando as composições mais interessantes. Os arranjos de Gil Goldstein se fundem com as harmonias de um jeito que faz a música fluir intensamente, deixando a experiência de ouvir o álbum mais única. As arquejadas com influências de música contemporânea, somadas às dissonâncias e modalismos do Jazz casaram perfeitamente, gerando um trabalho interessantíssimo e impecável como sempre de Esperanza Spalding.

Pontos Altos do álbum:

  • Little Fly
  • Chacacera
  • What a Friend
  • Inútil Paisagem

 

Se esse álbum não ganhar um Grammy, eu não sei o que pode ganhar!

2 comentários:

  1. Quer dizer, você fez um blog pra falar apenas das mulheres com quem você quer se casar. Justo!

    ResponderExcluir
  2. Seguindo esse raciocício... a próxima será a Giselle Itié. (Essa nem precisa entender de música.)

    ResponderExcluir